Na capital, nascem hortas comunitárias, cooperativas de consumo e ações locais que procuram sensibilizar para a importância de preservar o ambiente. Atuando em diferentes áreas, os projetos têm em comum a vontade de promover a sustentabilidade e contrariar a cultura do descartável. Pelo meio, estreitam laços e criam novas comunidades.
Criar um banco de sementes a partir do espaço-escola. Uma ideia que levou à criação da associação margem simples e ao projeto Germinar um Banco de Sementes.
Este ano, o projeto “Germinar um banco de sementes” foi um dos projetos selecionados na dimensão “Boas Práticas”, uma novidade lançada na 11ª edição do Programa BIP/ZIP para projetos inovadores.
"Germinar um banco de sementes" esteve à conversa em dois programas da Rádio Movimento PT, onde foram partilhados conhecimentos e práticas educativas alinhadas com os novos desafios.
Através da nova plataforma digital - www.germinar.pt - é possível requisitar e partilhar sementes sem sair de casa e assim contribuir para a conservação do património genético existente no país.
O SimBIOse, que tem como objetivo divulgar projetos nacionais e internacionais no âmbito da alimentação sustentável para sensibilizar o consumidor geral, deu a conhecer o nosso projeto numa reportagem completa.
Mais de 40 professores ficaram a conhecer, in loco, o nosso projeto no âmbito das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, organizadas pela ASPEA. Um dia que ficou registado em várias publicações.
Em novembro de 2019, o Museu Natural de História Natural e da Ciência, de Lisboa, recebeu os alunos que fazem parte do projeto “Germinar um banco de sementes” para uma visita ao maior banco de sementes de Portugal.
A cerimónia de assinatura do Programa BIP/ZIP 2019 realizou-se em Lisboa, no dia 10 de outubro de 2019, e contou com a presença da vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local da CML, Ana Paula Marques.